Casos clínicos

» Tratamentos estéticos com cirurgia plástica periodontal

Dentes curtos, excesso de gengiva ou raízes expostas são problemas que afetam a estética do sorriso. Porém, com a devida indicação e um profissional habilitado a executar cirurgias plásticas periodontias, esses problemas podem fazer parte do passado. Através de gengivoplastias e enxertos gengivais pode-se alcançar a harmonia entre dentes e gengiva. O equilíbrio entre os tecidos moles e dentes são o ponto chave para um belo sorriso.

Caso 1 · Gengivoplastia

O excesso de exposição de gengiva ao sorrir pode causar desconforto estético, pricipalmente quando a cor dos lábiso destoa muito da cor da gengiva.

Antes: excesso de gengiva causando pouca exposição dental.
Depois: Após Cirurgia Plástica Periodontal (gengivoplastia), foi possível aumentar o tamanho dos dentes pela remoção do excesso de gengiva, corrigindo a proporção altura X largura dos dentes anteriores.

Caso 2 · Enxerto  gengival

A exposição radicular de um elemento dental pode ser causada por fatores, como desalinhamento dental, escovação traumática, periodontite, perda óssea, etc.  O paciente pode apresentar sensibilidade dental devido a essa exposição radicular. No entanto, através de uma remoção de gengiva de uma área doadora no palato (céu-da-boca), pode ser novamente reboberta a região afetada.

Antes: exposição radicular em região de canino e pré-molar.
Depois: após enxerto gengival. Raízes totalmente recobertas por tecido gengival novamente.

Caso 3 · Enxerto gengival

A exposição radicular de um elemento dental pode ser causada por fatores, como desalinhamento dental, escovação traumática, periodontite, perda óssea, etc. O paciente pode apresentar sensibilidade dental devido a essa exposição radicular. No entanto, através de uma remoção de gengiva de uma área doadora no palato (céu-da-boca), pode ser novamente reboberta a região afetada.

Antes: exposição excessiva da raiz do canido superior do lado esquerdo.
Depois: recobrimento total da exposição rdicular através de enxerto gengival.