» Periodontia

Periodontia é a especialidade que estuda e trata as doenças dos sistemas de proteção e suporte dos dentes, ou seja, das estruturas presentes em volta do dente. O periodonto de proteção é constituído pela gengiva o periodonto de sustentação pelo o osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.

Gengivites são infecções que provocam a inflamação e sangramento da gengiva. Periodontite são infecções que provocam perda óssea e, em casos avançados, podem levar à perda do dente. Uma gengivite não tratada pode evoluir para uma periodontite que pode causar mobilidade dental, sensibilidade com exposição da raiz dental, abscessos, espaços aumentados (diastemas) entre os dentes, modificação na estética do sorriso e, caso não seja tratado, culminar com a perda dos dentes afetados.

A periodontia também é responsável por avaliar a arquitetura gengival, sua estética e harmonia. Cirurgias Plásticas Periodontais podem ser executadas para se atingir um sorriso em que a relação dos níveis gengivais estejam adequadas ao volume dentário. Graças a esses procedimentos a exposição dental em repouso e no sorriso podem se tornar agradáveis nos casos onde o paciente tem muita exposição de gengiva.

» Casos clínicos

Tratamentos estéticos com cirurgia plástica periodontal

Dentes curtos, excesso de gengiva ou raízes expostas são problemas que afetam a estética do sorriso. Porém, com a devida indicação e um profissional habilitado a executar cirurgias plásticas periodontias, esses problemas podem fazer parte do passado. Através de gengivoplastias e enxertos gengivais pode-se alcançar a harmonia entre dentes e gengiva. O equilíbrio entre os tecidos moles e dentes são o ponto chave para um belo sorriso.

Caso 1 · Gengivoplastia

O excesso de exposição de gengiva ao sorrir pode causar desconforto estético, pricipalmente quando a cor dos lábiso destoa muito da cor da gengiva.

Antes: excesso de gengiva causando pouca exposição dental.
Depois: Após Cirurgia Plástica Periodontal (gengivoplastia), foi possível aumentar o tamanho dos dentes pela remoção do excesso de gengiva, corrigindo a proporção altura X largura dos dentes anteriores.

Caso 2 · Enxerto  gengival

A exposição radicular de um elemento dental pode ser causada por fatores, como desalinhamento dental, escovação traumática, periodontite, perda óssea, etc.  O paciente pode apresentar sensibilidade dental devido a essa exposição radicular. No entanto, através de uma remoção de gengiva de uma área doadora no palato (céu-da-boca), pode ser novamente reboberta a região afetada.

Antes: exposição radicular em região de canino e pré-molar.
Depois: após enxerto gengival. Raízes totalmente recobertas por tecido gengival novamente.

Caso 3 · Enxerto gengival

A exposição radicular de um elemento dental pode ser causada por fatores, como desalinhamento dental, escovação traumática, periodontite, perda óssea, etc. O paciente pode apresentar sensibilidade dental devido a essa exposição radicular. No entanto, através de uma remoção de gengiva de uma área doadora no palato (céu-da-boca), pode ser novamente reboberta a região afetada.

Antes: exposição excessiva da raiz do canido superior do lado esquerdo.
Depois: recobrimento total da exposição rdicular através de enxerto gengival.